quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MISSÃO DOS PAIS PARA COM OS FILHOS

A relação entre pais e filhos acredito ser uma das que “Deus” procurou dar maior importância.


Ela nos proporciona aprendizados maravilhosos – como manifestar o amor, compreensão, respeito, doação e principalmente a sabedoria. Mas nem sempre conseguimos.

A maioria de nós, pais, não consegue trilhar por esse caminho sem se deparar com grandes obstáculos, cujos resultados só serão percebidos quando os nossos filhos, já adultos, estiverem sentindo em suas vidas as conseqüências de graves erros, omissões, prejulgamentos, críticas infundadas e falta de respeito à sua individualidade.

Quando nossos filhos chegam, é natural a alegria e felicidade dos pais. Fazemos promessa sobre a forma que vamos criá-los, educá-los e como vamos nos relacionar.

Mas nunca pensamos que aquele Ser vem com personalidade própria, sentimentos, sonhos, gostos, vontades, e uma missão, designada pelo Divino, que somente ele poderá cumprir.

E sem percebermos vamos impondo nossas vontades, nossos gostos, nossos sonhos e nossos ideais de uma forma muitas vezes tão cruel e desrespeitosa que “matamos” a vida deles. É...matamos. Matamos porque não permitimos a eles o direito sagrado de manifestarem todos os atributos da sua individualidade.

Fazemos isso, acredito, por que também não nos foi permitido ser nós mesmos. Termos nossos sonhos realizados, nossas vontades, nossos ideais, nossas crenças e nosso livre-arbítrio. Sentimo-nos frustrados. E um ser humano frustrado é inseguro, inconstante, medroso, não sabe ouvir nem falar, não sabe demonstrar o amor. Tende a ser injusto, autoritário, arrogante. Ou então omisso, ausente e parcial para não ter que enfrentar seus medos e frustrações.

Nesse ambiente, vemos nossos filhos crescerem e ficarem adultos, também no mesmo formato que seus pais.

Mas existem aqueles pais que tiveram seus sonhos realizados, suas vontades nobres atendidas, seus gostos respeitados e sua individualidade admirada, ou mesmo aqueles que para isso tiveram que lutar, enfrentar as circunstâncias adversas. Lutaram pelo que acreditaram mesmo tendo que magoar ou ferir o ego, o orgulho e a hierarquia de seus educadores e formadores. São pais que se apresentam com respeito, compreensão, doação, admiração e amor aos seus filhos. Estes carregam essa herança “genética” em suas vidas, transmitindo às gerações futuras com honradez, reverência e profunda gratidão.

Porque, então, não abrirmos nossas mentes e buscarmos instrumentos e formas para adquirirmos conhecimentos e espiritualidade para conduzir nossos filhos? Acredito que o resultado será magnificamente positivo. Teremos pessoas amadas, respeitadas, honradas, bondosas e seguras. Isso terá reflexos na educação, economia, religião e principalmente na política. Os homens e mulheres saberão respeitar seus pares e, assim, teremos um país e um mundo melhor. Mais justo. Essa é a missão dos pais. Por isso Deus procurou dar grande importância a essa missão.