segunda-feira, 11 de abril de 2011

ESTAMOS JOVENS A CAMINHO DA MATURIDADE


"Quando os filhos chegam á adolescência,eles estão mais preocupados consigo próprios do que com as outras pessoas"    IçamiTiba 

Conversando com um pai sobre uma viagem de férias que fez com sua família, ele me confessou ressentido que os filhos – com idade entre treze e dezoito anos – foram e voltaram reclamando da viagem, das músicas, das paradas para alimentação. Para eles tudo estava ruim. Era tudo “coisa de velho”.

Acredito que a maioria dos pais já passou por situações parecidas. Qual o pai e mãe que não ouviu do filho ou da filha na idade da adolescência e juventude: “não vou com você em tal lugar por que lá só tem velho”?

Para esses filhos, tudo que seus pais fazem ou tem é “coisa de velho”. As roupas que vestem, o comportamento, o tipo de carro, o modo de falar, de comer e até de dormir. Para os pais, isso traz uma grande tristeza e angústia.

Por amá-los e quererem que eles estejam sempre felizes e alegres, muitos pais demandam grandes esforços para conseguir promover momentos de felicidade, alegria e paz. Numa viagem de férias com a família, em passeios, restaurantes, lanchonetes, shopping e etc. muitos pais economizam durante meses, fazem empréstimos em bancos, deixam de adquirir algum bem para família ou para si na intenção ter momentos alegres e felizes e compartilhar a vida com seus filhos.

Vejo também alguns jovens discriminando, debochando e ridicularizando pessoas que estão na maturidade, não necessariamente idosos. Mas também encontramos muitos jovens dóceis, amorosos, bondosos e atenciosos com as pessoas – maduras ou idosos -, animais e a natureza.

Para estes “jovens” quero esclarecer que o natural da vida é chegar a  maturidade. A não ser que aconteça algum tipo de encerramento da vida antes de chegarmos a essa maturidade.

Imagino que também muitos filhos desejam ver seus pais alegres, felizes e realizados compartilhando a vida juntos com felicidade, pois assim sabem que viverá em um ambiente de harmonia e amor.

Entendo que quando somos, ou melhor, quando “estamos” jovens temos energia física, mental e estamos a todo vapor para apreciar e viver de forma dinâmica, e acreditamos na eternidade dessa fase. É normal e maravilhoso.

Todos nós já fomos crianças, chegamos à adolescência e depois à juventude e finalmente muitos poderão chegar à maturidade. Nunca “somos” criança, jovens ou velhos.  Passamos por essas fases. A Sabedoria do Criador nos proporciona passar por essas fases que a vida nos oferece. Acredito que o desejo e a busca de todos é chegar à maturidade.

Acredito muito na juventude, nas suas buscas, na sua força, nos seus sonhos, na sua determinação, no amor e principalmente na espiritualidade.

Para aqueles que ainda têm o comportamento de subjugar, discriminar e ridicularizar seus pais e pessoas na fase da maturidade oriento que busquem em seus corações e em suas almas os sentimentos mais nobres e sublimes do amor, da compreensão e da bondade, para compreender e aceitar a vida humana e lembrar que nunca somos jovens. E sim “estamos” jovens e seguindo no caminho normal da maturidade. Assim, sentimentos negativos sobre as pessoas maturas tendem a não existir em seus corações e na alma.

Para os pais – ou as pessoas maduras ou idosas - que ficam tristes em ouvir estes comentários, busque no seu interior a criança que ainda está lá e que consegue rir das coisas. Não leve tão a sério, compreendendo que isso é uma fase do jovem em transição.

Você pode mostrar para os seus filhos que você se incomoda em ser discriminado e ridicularizado, assim como eles se incomodam em serem criticados sobre os comportamentos dos jovens na atualidade. E que ainda assim, nesta fase da vida, existe o amor entre vocês, e que você acha maravilhoso partilhar a vida um com o outro.

Para a convivência entre pais e filhos é preciso a compreensão e sabedoria dos pais.  Ficamos mais sensíveis aos sentimentos e comportamentos que cada fase da vida humana pode nos proporcionar de aprendizado, e conscientizar que nossos filhos também fazem parte desse processo da vida.

É para isso que a sociedade humana é estruturada em comunidades heterogêneas, para que possamos conviver com todos, e aprender com cada fase – criança, adolescência, juventude e maturidade.