sexta-feira, 13 de abril de 2012

O TRABALHO E A GRATIDÃO


"Todos fazemos planos, mas a vida tem seus próprios caminhos. A sabedoria nos ensina que ela sempre faz o melhor. Aceitar isso é vencer a frustração"
                                                                               




Na semana passada encontrei uma colega da época em que estudávamos para concurso. Foi um período muito “puxado”. Tínhamos aulas até nos finais de semana e algumas vezes domingo á noite. Foi um período de angustia, ansiedade, incerteza, cansaço e de muito estudo. Ela conseguiu aprovação em um dos concursos mais difíceis, mais desejados e de excelente salário: Analista do Tribunal de Contas da União – TCU. 

Quando ela foi aprovada e convocada, imaginei a felicidade e alegria dela por ter conseguido realizar um sonho tão difícil e que buscava tanto.

Nesse último encontro lhe perguntei como estava em seu trabalho, mas em dez minutos de respostas ouvir reclamações, críticas, julgamentos aos gerentes, diretores, colegas e o governo. “Esse país nosso é uma merda”, ela concluiu.

Enquanto ela lamentava,fiquei ali imaginando os dias e horas que estávamos estudando nas bibliotecas, cursinhos, nas salas de aulas,o cansaço, os lanches rápidos, o transporte coletivo, o sono nas aulas, compras de livros, apostilas e tudo o mais relacionado a essa fase de concursando.

Ainda hoje fico me perguntando para onde foi aquela felicidade, alegria e sentimento de realização quando ela soube da aprovação.  E o sentimento de GRATIDÃO?

Existe a lei da Gratidão, que é um principio natural de ação e reação. A mente grata é constantemente fixada no melhor e por consequência tende a transformar-se no melhor, toma a forma ou a característica do melhor. Imagino que o descontentamento dessa moça pode ser por falta de gratidão.

O sentimento de gratidão vem quando temos a consciência de que é por meio do trabalho que manifestamos a nossa força interior, demonstramos o amor ao próximo, a pátria e oferecemos Luz ao mundo. 

Através do nosso trabalho temos a oportunidade de evoluirmos, de nos doarmos, de aprendermos a nos relacionar com pessoas de personalidade diferentes, esmerilhar e polir nossa alma. O ambiente de trabalho é um dos centros de treinamento e de aprendizado mais complexos que podemos ter neste planeta.

Acredito que a Inteligência Divina nos coloca no lugar apropriado para que possamos aprender o que precisamos naquele momento, com aquelas pessoas, com aquele “chefe”, com aquele trabalho, naquela localidade, e com aquele salário.

Num ambiente de trabalho executamos tarefas que beneficiam o próximo, conhecemos pessoas que nos ensinam lições de vida, lições de companheirismo, lições de comprometimento. Aprendemos a nos doar, aprendemos a nos relacionar com várias pessoas de personalidades diferentes, aprendemos a ter paciência, e ainda recebemos salário por termos essas e outras lições a nossa disposição.  E é claro, ensinamos também.

Muitos reclamam todos os dias de seus empregos, dos colegas de trabalho, de seus chefes, dos salários, do ambiente, da localização e etc. Não tem consciência de que estão diante de uma grande oportunidade espiritual de evolução, e é naquele lugar que estão as grandes lições mais apropriadas para polir nossa alma, nosso ego, nossa arrogância e nosso orgulho, e ainda contribuir com a construção de uma humanidade melhor.

Imagino que, como objetivo primordial da VIDA é a evolução através dos aprendizados nos diversos ambientes colocados a nossa disposição, não adianta fugirmos de um lugar que ainda não “diplomamos”, que ainda não fomos aprovados em todas as lições que tínhamos que aprender naquele local, com aquelas pessoas para ir para outro que achamos que será melhor. Se assim fizermos encontraremos as mesmas situações, pessoas semelhantes às anteriores e acontecimentos parecidos. Será uma fuga sem sentido.

A melhor forma é tentar adquirir a quantidade maior de aprendizados possíveis, naquele ambiente, com a mente dócil e grata,e quando a nossa Alma “avisar” que estamos prontos para uma nova etapa, um novo nível de aprendizado, sairemos com alegria, harmonia e com o sentimento de dever comprido.

Então poderemos seguir adiante para novas lições, em outros lugares e com outras pessoas. Com coração suave e feliz podemos olhar para trás e levar boas lembranças das pessoas, dos relacionamentos, do trabalho e principalmente dos aprendizados adquiridos naquele lugar.

Assim, é possível seguir a vida sem magoas, tristezas, ressentimentos, revolta, medo e raiva, mas com sentimentos que nos guiam na harmonia, alegria, realização e amor.

Estamos aqui, neste mundo, para polir nossa alma e aprender a manifestar a gratidão e o amor a tudo e a todos. Acredito que com essa atitude e sentimentos seguiremos no caminho da evolução espiritual.