segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PAIS QUE ESCOLHERAM O CAMINHO DO AMOR AOS SEUS FILHOS E FILHAS


O Blog SOMOS TODOS APRENDIZES nesse mês de agosto faz um ano de criação. O primeiro artigo aqui postado foi o tema: PATERNIDADE, um dos mais acessados. 

Quero agradecer aos senhores (as) leitores (as) que acessaram, leram, comentaram e contribuíram para o aprimoramento dos assuntos.


No artigo de hoje quero comentar sobre exemplos de amor e cumplicidade de pais que têm filhos e filhas com orientação homossexual. Um artigo no portal g1. globo.com descreve vários exemplos de pais que acolheram seus filhos e filhas quando souberam que estes eram homossexuais. Verdadeira prova de amor.

Segundo o artigo:Eles tiveram reações diferentes ao descobrir a homossexualidade dos filhos, mas se mantiveram inabaláveis na cumplicidade e agora têm motivos extras para celebrar ...”.

Pelos depoimentos desses pais, inicialmente, vários sentimentos brotaram em seus corações como culpa, surpresa, vergonha diante das pessoas, decepção e medo. No entanto optaram pela escolha de seguir o caminho do Amor.

Vivemos numa sociedade com conceitos e crenças rígidas com relação a muitos aspectos da vida, além de muito machista. Imagino o sofrimento inicial desses pais ao ter o conhecimento da orientação sexual dos filhos e filhas.

Como lidar com eles - filhos e filhas-, com as pessoas do convívio, e ter a consciência que a vida para eles será de forma de diversa à estabelecida pela sociedade.

Os pais que entram em desespero e focam nos seus próprios sentimentos, no seu ego, “expulsam” os filhos ou filhas de casa, do seio da família e os lançam nos labirintos da vida e do mundo deixando-os à "margem da sociedade" - na concepção de muitos - para que enfrentem todos os obstáculos eventualmente existentes sem o amparo tão importante dos pais e em especial da família como todo. Acredito que quando os pais abandonam seus filhos em qualquer circunstância o mundo também os abandona, os desrespeita e as chances de felicidade e sucesso diminuem consideravelmente.

Por outro lado, pais como os citados no artigo escolheram o acolhimento e o amor por seus filhos. Deixaram de lado ego e optaram pela vida em beneficio dos filhos. Como exemplo o depoimento de um dos pais citado na reportagem: “... antes de suas próprias expectativas e projeções, optou por acolher o filho”. Outro pai procurou ajuda a “Grupo de Pais de Homossexuais (GPH), criado há 14 anos...” .

 Ainda depoimento de um pai: “Deus nunca deixou apagar o amor que tenho pelo meu filho. O meu filho não mudou nada, é um filho bondoso e nunca teve problemas. Isso tudo só nos aproximou”, diz o pai.

O resultado são filhos orgulhos dos seus pais. Vejam esses depoimentos dos filhos: "Ele disse aos amigos dele que se não me aceitassem, ele não mais freqüentaria a casa de nenhum deles. Daí por diante eu senti que por mais que ele [pai] não me aceitasse 100%, ele me defendia de qualquer coisa", observou o estudante. "Eu só tenho que agradecer. Muitos amigos foram colocados para fora de casa. Da parte dele, eu nunca senti aquele olhar de desprezo", acentua o filho.

Outro filho conta: “que também é defendido pelo pai de tudo e todos. Entretanto, soube dar suas contrapartidas e por isso adotou as “regras” do pai, que têm facilitado a convivência. “Meus pais conhecem meus amigos, recebem bem, gostam deles”.

Esses filhos e filhas se sentem amparados, acolhidos e amados pelos seus pais e as pessoas do convívio passam a respeitá-los por que os pais não os abandonaram, aceitaram como são, e convivem juntos.    

A prova disso é essa declaração de um pai: “Acredito que foi a maior prova de amor que pude dar a ele".

Todos os pais e mães amam seus filhos e filhas do jeito que são e lutam para que sejam felizes e realizados na vida.  Mas cada filho tem um caminho de aprendizado, tem um jeito e uma forma de buscar seus sonhos. Algumas vezes não concordamos, não aceitamos, achamos que suas escolhas as vezes é um caminho mais complicado, ficamos desesperados, ansiosos, com medo, impotentes diante da situação. 

Aí temos que parar, pensar e fazer a escolha de apoiar, abençoar e caminhar junto com filho ou filha e demonstrar nosso amor e confiança de que tudo vai dar certo.  Assim damos-lhes segurança, coragem e liberdade para seguir em frente com determinação.