sexta-feira, 4 de maio de 2012

AMOR DOS AVÓS!

" As crianças são almas que beijam a Terra."                                                     
                                    Doris Stokes


Dia 16 de fevereiro por volta de 18.30h recebi do nosso genro e da nossa filha uma caneca com os dizeres: “Eu amo meu vovô”.  No momento fiquei meio confuso. Segundos depois entendi que estava sendo noticiado que eu seria Vovô.

Realmente é uma alegria imensa saber que vamos subir na escala da hierarquia das gerações. Vamos poder continuar participando e contribuindo na caminhada e na evolução espiritual dos nossos filhos, convivendo e aprendendo com um novo Ser que também carrega parte de nosso DNA.

 Mentalmente começamos imaginar diversas situações de convivência e relacionamento com aquele neto ou neta que está por vir. Inundamos de alegria e felicidade o nosso coração. Começamos a contar os dias e meses para a chegada “física” do novo membro da família dos nossos filhos. A nossa filha e nosso genro nos presenteou com essa alegria.

Muitos avós e avôs dizem que o amor pelos netos e netas é bem maior e intenso que o amor por nossos filhos. No entanto, não quero acreditar nessa afirmação. Tenho preferência de pensar que o amor pelos nossos filhos continuará sendo grande, forte e intenso e o lugar deles em meu coração e na minha alma sempre existirá, como sempre existiu.

Nossa filha, logo no inicio da gravidez, teve reações fortes de enjôo, tonturas, falta de apetite, teve sensibilidade a cheiros, perdeu peso, e outros sintomas que algumas mulheres grávidas sentem.

Pela minha disponibilidade passei quase três meses ao lado dela todos os dias, fazendo companhia, levando aos médicos, pronto atendimento, consultórios ginecológicos, providenciando alimentação, com paciência, amor e dedicação para lhe transmitir confiança e segurança. Muitas vezes queria assumir todos aqueles sintomas para mim para não vê-la com aquele “sofrimento”. Assim, pude comprovar mais vez que o amor aos nossos filhos continua e sempre existirá em nossos corações. Forte, intenso e incondicional.

Em relação aos nossos netos e netas acredito que eles façam parte da escalada de evolução na vida dos nossos filhos. E nessa linha do tempo das gerações carregam dentro deles emoções e sentimentos que nos envolvem e preenchem nossos corações de amor, alegria e felicidade.

Imagino que para alguns pais, por que os filhos já estão adultos, a manifestação de algumas emoções e intimidade com relação a eles “perderam” a intensidade. E com a chegada dos netos despertam novos sentimentos que envolvem seus corações, alimentam e faz despertar nova força e coragem, animando-os a viver nova etapa da vida com alegria e disposição. Acredito que esses sentimentos  reacendem o amor, a alegria e entusiasmo que estavam “travados”,  impedidos de manifestarem aos filhos, por estes estarem  “distantes emocionalmente” nessa fase de suas vidas,  seguindo o seu caminho como adultos.

Assim acho que por que muitos pais perderam a liberdade e intimidade com os filhos adultos de demonstrarem o amor, o carinho, a dedicação e o afeto, quando os netos e netas chegam a suas vidas,  tem esses sentimentos aflorados e terminam se confundindo com as emoções em relação aos filhos. Acredito que o amor aos filhos esteja em seus corações intenso e forte igualmente quando eles eram crianças, mas agora sem a intimidade e a liberdade para que os pais possam manifestar claramente.  

Percebi, então que ser avô ou avó não é uma tarefa fácil. Na intenção de adquirir algum conhecimento sobre esse novo papel, no dia seguinte fui a uma livraria procurar alguma bibliografia sobre o papel dos avôs na vida dos filhos e dos netos. 

Pude perceber que livros sobre esse tema são raríssimos, mas ainda assim encontrei um livro excelente. Após ler o livro em uma semana, fiquei analisando sobre a responsabilidade e as conseqüências da influência do papel dos avôs na vida da nova família.