quarta-feira, 25 de maio de 2011

HOMEM ATUAL: ATITUDE POSITIVA



O que as mulheres buscam atualmente no homem para um casamento? Fora as respostas relacionadas à aparência do corpo e à condição financeira, a resposta que achei mais sábia e madura em um debate sobre o assunto foi a de uma jovem: Atitude. O homem tem que ter atitude.

Quando a familia é formada inicia-se uma jornada na qual, juntos, o casal fica responsável pelos resultados futuros na familia e na vida dos filhos. Sejam estes resultados positivos ou negativos. Cada cônjuge, de acordo com a circunstância  exerce um papel - as vezes como esposo, esposa, pai, mãe, companheiro, amigo, confidente e, na maioria das vezes, deve ser como "guardião". 

No decorrer da vida conjugal e  familiar nos são apresentadas diversas situações que exigem posturas de equilíbrio, sabedoria, paciência, discernimento, atenção e comprometimento com cada membro da nossa familia, priorizando resultados e respostas que solucionem e beneficiem a familia como um todo. 

Dependendo do grau de prioridade no comprometimento e envolvimento na vida da família, e da atenção as necessidades individuais de cada membro, iremos tomar decisões e adotar posturas que irão influenciar de forma positiva ou negativa a formação da familia e a vida individual de cada membro.   

É nesse ambiente que há necessidade do homem "de atitude" a que se referiu a  jovem moça na entrevista mencionada no inicio do texto. Nesse "terreno", evidentemente os atributos da beleza física ou a vaidade corporal e pessoal pouco ou nada poderão contribuir para o equilíbrio, segurança e felicidade do conjunto familiar.   

No ambiente familiar, os cônjuges, pais e mães tem responsabilidades grandiosas na vida  de seus membros que irão influenciar a formação de outras gerações, e na formação de um novo mundo. 

Um dos parâmetros observados pelos filhos, nos momentos de duvidas e incertezas, geralmente está vinculado a atitudes do pai. Aqui no blog já foi mencionado que estudiosos e profissionais ligados a relacionamentos familiares afirmam que o pai delineia, define, estrutura os princípios que formam o caráter dos filhos enquanto o papel da mãe é interiorizar estes no intimo e na vida dos pupilos. É uma missão conjunta, iniciada pela sabedoria e amor do pai e se estende a paciência, ternura, envolvimento e compreensão da mãe .
       
Observamos comportamentos de alguns esposos e pais quando a familia é submetida a acontecimentos desagradáveis como acidentes domésticos, doenças, situações adversas, perdas de vidas, perdas financeiras, desarmonias e etc. Eles mergulham em desespero, ficam agressivos, violentos e contribuem para que a situação se agrave ainda mais. Deixam "à deriva" sem a proteção e  acolhimento a esposa e os filhos, os quais  esperam comportamento oposto em tais circunstâncias.   

Acredito que devido as mudanças ocorridas durante o século passado e a continuidade delas ainda neste século - e as muitas conquistas adquiridas pelas mulheres - alguns homens ainda estão sem parâmetros e se encontram entre os conceitos ultrapassados e os exigidos pela atualidade. Estão em um território de dúvidas de como agir e se posicionar diante das circunstâncias e dos acontecimentos dentro e fora da familia.

Cito como exemplo um casal acompanhado do filho de dois anos idade que recebemos em nossa casa como visita. O filho brincando na grama do quintal terminou pisando num formigueiro. Começou a chorar e quando o pai percebeu entrou em desespero, começou a xingar a mãe, ficou agressivo e descontrolado, deixando a criança e a mãe em situação de desamparo. 

Esse exemplo é uma situação simples, corriqueira, e o esposo e pai teve esse comportamento. Qual a segurança e tranqüilidade que essa esposa e mãe e o filho podem esperar no futuro em situações mais graves? 

As esposas, mães e os filhos esperam atitudes positivas e protetoras de seus esposos e pais. Homens de atitudes positivas, que possam trazer-lhes segurança, tranqüilidade e paz.

Esse tipo de comportamento demonstra fraqueza e insegurança, o que leva o homem a se comportar de forma machista, sem a capacidade de controle sobre as situações. Isso o impede de proporcionar segurança a familia, fazendo com que a esposa fique na obrigação de assumir o papel de gestora da crise e se apresentar  aos filhos as vezes como centralizadora da familia.

O professor Masaharu Taniguchi - Mestre de Filosofia Oriental - afirma que  em todo o Universo existe um centro. Na nossa galáxia existe o Sol, no país o (a) presidente da República, nos estados o governador (a), nos municípios os (as) prefeitos(as), nas empresas o (a) presidente e por ai vai até chegar no átomo - onde os elétrons e neutros giram entorno do núcleo. Assim inicia a criação. Tudo em perfeita harmonia.    

No Lar não é diferente. Na familia esse centro é o marido e pai. Mas, alerto aos homens que excessem papel de esposo e pais que o "centro" não se trata de ser superior, poderoso, tirano ou tratar com indiferença os membros da familia em beneficio próprio. 

O esposo e pai no papel do centro da familia deve se ater ao comprometimento, envolvimento, na doação, no discernimento, na proteção, na compreensão e nas necessidades individuais dos membros e da familia de forma geral.   

Para desempenhar esse papel de "Centro" de forma sábia, o homem deve primeiramente "deixar" de lado suas vontades, seu ego, e pensar nas necessidades e no beneficio unicamente da familia. Deve procurar atender com suas decisões e atitudes as necessidades individuais sem no entanto prejudicar o todo. 

Para isso, é preciso ter como prioridade o aperfeiçoamento constante, ser melhor a cada dia, ser compreensível, bondoso, amoroso, atento, participativo, comprometido e principalmente procurar acompanhar e entender as mudanças de cada dia e de cada geração. Principalmente associar-se a busca da  Espiritualidade, parceria importante. 

Assim, acredito que o homem de hoje vá atender as exigências da familia atual e proporcionar segurança e felicidade aos membros de sua familia. E contribuirá para um mundo de pessoas mais seguras e amorosas. 

Esse é o homem de: ATITUDE POSITIVA