quarta-feira, 23 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA FAMILIAR


Na visão do educador Paulo Freire, “quem não aprende a interpretar o que mundo ao seu redor tem a dizer, terá muita dificuldade em compreender o que as palavras impressas em um livro querem transmitir”.  Segundo ele, “essa primeira leitura quem nos ensina é a família, o lar a que nos foi dado pertencer”.  Paulo Freire se refere à importância da família na formação do caráter e da competência social e produtiva dos filhos.

Acredito que cada família desenvolve, conscientemente ou não, uma cultura única. A atmosfera física e emocional que os pais criam na família determina como se dará o desenvolvimento dos valores familiares.  Quanto mais atenção se dá a essa dimensão da vida familiar, tanto mais probabilidade haverá de que os valores profundos da família sejam sempre lembrados e tenham prioridades nas decisões dos nossos filhos no futuro.

Uma cultura familiar positiva pode dar aos filhos uma estrutura sólida para que encontrem seu próprio caminho no mundo. Nosso papel, de pais, é identificar nossos valores mais profundos e personificá-los da melhor maneira possível em nossas vidas e em nosso trabalho de educar os filhos.

No entanto existe certa dificuldade, em parte, em perceber as qualidades dessa cultura familiar e fazer opções conscientes que reflitam e representem os valores que temos para repassar aos nossos filhos.

Veja que algumas famílias prezam as aparências mais que tudo. O que parece prioritário é o “bom comportamento”, a “boa aparência”, o “sucesso material e/ou profissional” das pessoas. Já outras famílias valorizam a soberania, a individualidade, a empatia, a aceitação, a honestidade dos sentimentos e a conscientização do amor e da espiritualidade.

Como pais, tentamos viver e passar aos nossos filhos, ao máximo, esses valores que prezamos e valorizamos, dando-lhes prioridade maior a cada instante.
Na família cabe aos dois – pai e mãe – a responsabilidade pela noção de família como um todo. A família se nutre na medida em que dela temos consciência e levamos suas necessidades em consideração, da mesma maneira como ponderamos as necessidades de cada um dos filhos.

A família necessita de atenção constantemente.  Algumas vezes precisamos reunir todo mundo, às vezes só para entrarmos em sintonia, às vezes para nomear e solucionar problemas específicos, às vezes apenas para nos divertirmos. Com o tempo, um sentimento coletivo de pertencer a um todo maior se desenvolve nos filhos, que começam também a ser responsáveis pelo bem estar da família. Claro, isso varia de família para família.

Assim, acredito que os filhos vão formando seus próprios valores sociais a partir do clima e da cultura da família e de suas interfaces cada vez mais amplas com o mundo.  Terão uma leitura do mundo de forma mais segura, mais consciente, com mais bondade, com mais sabedoria e, sobretudo com respeito às pessoas e suas diferenças.  

10 comentários:

  1. É possível ter outra percepção da cultura familiar quando vc coloca que ela pode ser consciente, e que deve ser exercitada no cotidiano.
    Le-gal.

    ResponderExcluir
  2. Sentimento de pertencer a um grupo e ao todo é uma das nossas necessidades. Nascemos já pertencendo ao grupo Família e, a medida que crescemos vamos nos integrando a outras tribos: escola, igreja, trabalho, academia disso ou daquilo, enfim... Percebo que quando o grupo de origem (Família) se mantém forte temos segurança e desenvoltura nos outros que vem nos surgindo; mas, quando o grupo família não vai bem temos dificuldade nos demais, como se uma raiz estivesse partida tirando a firmeza da árvore.

    ResponderExcluir
  3. 555555555555555555555555555

    ResponderExcluir
  4. hjkhbuobhyufgmyfvy6l,7v mj nj,md,mjigycvjtm tfvxb ytxdi bofgtdfj8ygn7toiughjbhyhnjg6r7ihmguihgytdfjkhturuogntdrvvjgft
    nfknbkjhfvtyvb hurfoi76ru8ovchgkv ut8d86rivbuyg9dfr6xdhfjfg26548941984bhtudyrxtedsxezxs
    ~uygfvc vrdtrfcyrdfutigf528

    ResponderExcluir
  5. Serviu para gente fazer um trabalhinho top

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que a cultura familiar ela tem a ver com a força de vontade dis pais de passar isso pros filhos ensinamentos firmeza nas palavras e colocação na sociedade Michele de Cotia

    ResponderExcluir

Por favor, faça seu comentário. Ele é importante para a continuidade do aprimoramento desse blog.Obrigado pela visita.